Auxílio-doença por ansiedade cresce 76% e bate recorde no INSS
Imagem: Freepik
Os auxílios-doença concedidos por transtornos de ansiedade atingiram o maior número em dez anos, consolidando-se pelo quarto ano consecutivo como a principal causa de afastamentos no Brasil, segundo o Ministério da Previdência Social. O aumento expressivo reforça a necessidade de medidas para prevenção e tratamento da saúde mental no ambiente de trabalho.
O Ministério da Previdência Social elaborou um ranking dos dez transtornos mentais e comportamentais que mais resultaram na concessão de auxílios-doença em 2024:
Esses transtornos resultaram em quase meio milhão de auxílios concedidos, um aumento de aproximadamente 67% em relação ao ano passado.
O que explica o aumento dos afastamentos?
Especialistas apontam que o crescimento da concessão de benefícios reflete o aumento dos casos de adoecimento mental na população. De acordo com especialistas, fatores como o impacto da pandemia, o luto por perdas e a nova realidade do home office afetam diretamente a saúde mental dos trabalhadores. Além disso, a precarização das relações de trabalho desde 2017, com a redução de equipes e o aumento da carga de trabalho, tem gerado um ambiente mais estressante e desgastante para os profissionais.
Como solicitar o auxílio-doença do INSS?
Para requerer o benefício, o segurado deve apresentar um documento médico, como laudo, relatório ou atestado, contendo:
O pedido pode ser feito pelo site Meu INSS, mas devido à complexidade do sistema muitos optam por contar com a ajuda de um advogado especializado.
O crescimento significativo dos afastamentos por transtornos mentais reforça a necessidade de medidas para prevenção e tratamento dessas condições, além de uma maior atenção à saúde mental no ambiente profissional.
COMO CHEGAR ATÉ NÓS?
COMO CHEGAR ATÉ NÓS?
CURITIBA - PR
Av. Mal. Floriano Peixoto, 50 - 16 - Centro, Curitiba - PR, 80020-090
Whatsapp: (41) 99971-0080 - Ligue: (41) 3232-7555 - E-mail:
contato@martinscaspary.adv.br
MARINGÁ - PR
SARANDI - PR